7 Dicas de Direção Defensiva para motociclistas
Atenção aos pontos cegos
Você sabia que um automóvel possui oitos pontos cegos? Então, dois deles são ao lado do para-brisa; dois no meio do carro; duas colunas traseiras; e mais dois pontos relativos aos espelhos retrovisores laterais. Se o motorista do carro tiver mais de 1,80m, pode somar outro ponto cego: o espelho retrovisor interno atrapalha uma parte da visão a frente.
Mantenha uma distância segura
Isso vale tanto para motos quanto para carros. Na via, procure ocupar o espaço que um carro ocupa, isso vai evitar que o carro tente ocupar o seu lugar e jogá-lo no acostamento. Por outro lado, você também pode facilitar a ultrapassagem dos outros carros e evitar acidentes ou outros problemas. Os corredores são um detalhe à parte. Quando há congestionamento, procure ir devagar nos corredores e buzinar sempre, para alertar que está passando.
Deixe o farol aceso sempre
Mesmo durante o dia, o farol pode ajudar os veículos ao seu redor a perceberem a tua presença, ainda que esteja passando por alguns pontos cegos. É obrigatório por lei e pode evitar acidentes.
Avalie se vale apena se prevenir com um seguro
Prevenir é sempre melhor do que remediar. A atitude que vale na direção defensiva também vale para manter seu automóvel seguro. Além da cobertura contra roubos, a cotação seguro auto cobre colisões, danos a terceiros, assistência 24h, carro reserva, etc e, sobretudo a sua contratação. É uma segurança necessária para quem anda de carro e de moto.
Manutenção em dia
Levando em consideração a dica acima, bem melhor prevenir e deixar sua moto sempre revisada e com a manutenção em dia do que correr o risco de ter problemas no meio do caminho e ficar na mão.
Use a buzina
A buzina da moto deve ser utilizada para prevenir acidentes, alertar os carros ao redor de que você está passando ou aqueles desavisados que esquecem de olhar no retrovisor. Esteja sempre pronto para acionar a buzina quando situações como esta acontecerem.
Cuidado com o deslocamento de ar
Quando ultrapassar ou ser ultrapassado por um ônibus ou um caminhão, cuidado com o deslocamento de ar do veículo, que pode desestabilizar a moto. O mesmo efeito ocorre em vias de mão dupla. Por isso, evite passar próximo demais do veículo e mantenha as mãos firmes no guidão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário